O Sentrinho é uma escola inclusiva, fundada em março de 1989, por iniciativa de seis mães, duas professoras, uma fonoaudióloga e terapeuta. Considerando, naquele contexto, os desafios e entraves na prática educativa, que não possibilitava a inclusão de estudantes com deficiências: o caráter histórico da exclusão (ainda presente, na estrutura escolar), o processo de patologização e medicalização (cujo olhar é o da doença e não da diferença) presente no cotidiano, os preconceitos, mitos, estereótipos, rótulos, representações, que penalizam e marginalizam tantos estudantes; a precária formação humana, ética e acadêmica das pessoas envolvidas nesse processo. Diante de tal realidade, são inúmeras barreiras atitudinais, emocionais, físicas, para acolher os estudantes em todas sua diversidade.
Assim, fomos construindo passo a passo, uma escola com uma concepção inclusiva, multidimensional, transdisciplinar, em que cada um pudesse ser visto a partir de suas potencialidades e singularidades.
No decorrer de 35 anos, foi possível uma escola, em que todos se sentem respeitados no seu tempo, ritmo, nas suas múltiplas linguagem e expressões, despertando talentos, autoestima, e o mais importante, a certeza do direito de SER E EXISTIR, pela sensação do pertencimento ao grupo com amigos, troca de saberes, experiências, com a alegria da mágica descoberta de si ao mundo.
Idealizadora
Rita Manhães, idealizadora, presidente e diretora da escola Sentrinho é Mestre em Projetos Sociais e Bens Culturais (FGV, 2005), Pós-Graduada em Política e Administração Educacional (FAFIMA, 1993), Graduada em História (FAFIC, 1979).
Seu currículo se estende por palestras empresariais e por universidades onde atuou lecionando história da humanidade e ética.
Linha do tempo da Escola Sentrinho
Objetivos
Inclusão
Entregar a certeza do direito de ser e existir, pela sensação do pertencimento ao grupo com amigos, troca de saberes, experiências, com a alegria da mágica descoberta de si ao mundo.
Educação Construir uma concepção inclusiva, multidimensional, transdisciplinar, em que cada um possa ser visto a partir de suas potencialidades e singularidades.
Dignidade Assegurar que todos se sintam respeitados no seu tempo, ritmo, nas suas múltiplas linguagem e expressões, despertando talentos e muita autoestima.
Arte Valorizar em toda sua diversidade às múltiplas formas de inteligência humana, por meio do afeto e de práticas esportivas, educacionais e culturais.
pedagogia
Educação / Metodologia
No cotidiano da escola, o trabalho é desenvolvido em grupos por faixa etária, numa concepção multidimensional do ser humano e da educação. As atividades visam a estimulação corporal, cognitiva, afetiva, social, espiritual (incluindo as múltiplas expressões artísticas), visando a formação integral, despertando a consciência de si, do mundo e sobretudo, construindo a sua identidade, como ser pensante, crítico, livre das marras dos processos sociais familiares de opressão. Nos inspiramos nos saberes que nos apresentam, e claro, em pensadores, filósofos, educadores, educadores, que possibilitam o despertar do ser livre e feliz. Atualmente, a escola é referência como realmente inclusiva, no verdadeiro sentido, que valoriza a diversidade em toda a sua beleza.
Cultura / Meio Ambiente / Saúde / Esporte
O trabalho se desenvolve por meio de Projetos Pedagógicos, (que integram as diversas áreas do conhecimento, com as múltiplas expressões culturais, teatro, pintura, escultura, dança, música, culinária) atividades de esportes, de consciência e preservação do meio ambiente, alimentação saudável (cultivo de horta). Em todos os Projetos, os temas transversais contemplam o cuidado, consciência ambiental, artes, atividades corporais, esportes.
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